Hipnose e Hipnoterapia aplicada com neurociência

Logotipo Hipnocelos - Clinica de hipnose de Barcelos, Braga

Hipnoterapia do mito à realidade

Paciente que está em transe hipnótico e explica o que está a ver enquanto o terapeuta anota o que o paciente vai relatando resolvendo e ressignificando o seu traumas.

Hipnose Clínica ou Hipnoterapia: Desvendar os Mistérios e Libertar o Seu Potencial

A hipnoterapia, frequentemente envolta em mistério e equívocos, é uma ferramenta poderosa pois pode transformar a sua vida. Na Clínica Hipnocelos, usamos o poder da hipnose clínica pois promove mudanças positivas e duradouras.

Neste artigo, vamos desvendar os principais mitos e dúvidas sobre a hipnoterapia, para que possa tomar uma decisão informada sobre como essa técnica pode lhe beneficiar.

Mitos sobre a Hipnoterapia:

Mito 1: Perco o controlo durante a hipnose.

Realidade: Primeiramente permanece num estado ampliado de consciência e sempre no controlo durante todo o processo. Igualmente pode interromper a sessão a qualquer momento e em suma nunca fará nada que não queira fazer.

Mito 2: A hipnoterapia é apenas para pessoas fracas.

Realidade: A hipnoterapia é uma ferramenta poderosa para pessoas de todas as idades e origens que desejam melhorar suas vidas. Aliás em países desenvolvidos a hipnoterapia é uma terapia comum para promoção da saúde mental.

Mito 3: A hipnoterapia é um truque mental.

Realidade: A hipnoterapia é uma técnica científica pois existem estudos e pesquisa e que comprovam cientificamente.

Mito 4: A hipnoterapia pode me fazer revelar segredos que não quero contar.

Realidade: De fato só revelará informações que se sentir confortável em compartilhar por causa de estar em perfeito controlo. E todas as informações são apenas para ajudar no processo de tratamento e confidências (sigilo profissional).

Mito 5: O hipnoterapeuta faz o trabalho todo por mim.

Realidade: Com efeito a hipnose clínica ou hipnoterapia é uma terapia conjunta terapeuta e paciente tendo que haver empenho por parte do paciente tal como o terapeuta para haver resultados.

Mito 6: A hipnose clínica é uma terapia muito demorada.

Realidade: Está cientificamente comprovado da eficácia e e rapidez do processo de hipnoterapia em relação à psicanálise e a terapia cognito-comportamental.

Mito 7: Fazer terapia com hipnose é a mesma coisa que fazer regressão

Realidade: A regressão é uma das técnicas utilizadas na hipnose clínica caso seja necessária. É uma técnica utilizada para podermos aceder a algumas informações passadas, em que é fundamental o acesso a situações/informações necessárias para superar traumas, quebrar padrões ou mesmo ter maior conhecimento da sua origem. A regressão pode não fazer parte da abordagem terapêutica.

Mito 8: A pessoa demora no final da sessão demora a voltar às suas funções e atividades normais

Realidade: O facto da pessoa fazer a sessão de hipnoterapia faz com que a pessoa relaxe e entre em um estado hipnótico que é parecido ao relaxamento em meditação. Após a sessão a pessoa estará perfeitamente bem.

Mito 9: A hipnose clínica e a hipnose de palco são similares

Realidade: Embora a hipnose de palco é uma tipo de hipnose espetáculo sendo que muitas vezes as pessoas que são voluntarias são bastante sugestionáveis, selecionados anteriormente e serve apenas para o espetáculo. Assim a hipnoterapia é para fins terapêuticos e nada tem a ver com a forma de atuação em palco sendo que a terapia é ajustada à situação e à pessoa de acordo com o que se pretende trabalhar.

Mito 10: Volta tudo como estava antes após as sessões de hipnose clínica

Realidade: Consoante vai realizando terapias no âmbito da hipnose notará uma evolução gradual e progressiva, tomando consciência e em suma eliminando padrões negativos.

Mito 11: Pode se manter eternamente no transe ou estado hipnótico e não voltar.

Realidade: É impossível a pessoa não voltar a despertar a qualquer momento, pois por mais profundo que o estado de transe seja desperta sempre. A pessoa será sempre orientada a voltar para regressar à consciência e despertar.o local e situação atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Enviar uma mensagem
Posso ajudar?
Precisa ajuda?